8.1 SBA - 40
20 ANOS DE SEMINÁRIO BRASILEIRO DE ANÁLISE


Realizou-se no Instituto de Matemática da UFRJ, nos dias 23,24,25 e 26 de novembro de 1994, o 40 Seminário Brasileiro de Análise. O Seminário é um encontro que acontece duas vezes por ano, geralmente nos meses de maio e novembro, e tem por objetivo estimular o intercambio científico entre seus participantes, propiciando uma oportunidade para troca de idéias e para que cada um tome conhecimento do que está sendo feito, de pesquisa, pela comunidade matemática de Análise e suas aplicações. Durante o Seminário são apresentados trabalhos concluidos ou versões preliminares de trabalhos em andamento.
O 1 Seminário Brasileiro de Análise foi realizado no IMPA, Rio de Janeiro, nos dias 8,9 e 10 de maio de 1975. Nele foram apresentados 02 resenhas (minicurso), 09 conferencias e 07 comunicações. Desde então o Seminário Brasileiro de Análise -SBA- vem sendo realizado, às vezes com dificuldades, porém sem interrupções graças à dedicação e ao idealismo de um pequeno grupo de matemáticos que esteve à frente de sua organização desde o início, ao apoio de algumas Instituições de Fomento e, principalmente, graças ao apoio de professores, pesquisadores e estudantes que o prestigiaram e continuam a fazê-lo com suas participações.
O 40 Seminário Brasileiro de Análise contou com a presença de 98 participantes assim distribuidos: Rio Grande do Sul - 04, Santa Catarina - 03, Paraná - 08, São Paulo - 22, Rio e Niteroi - 42, Minas Gerais - 05, Goiás - 03, Paraíba - 04, Ceará - 01, Pará - 01, Argentina - 02, Alemanha - 01, Espanha - 01, Perú - 02,Russia - 02.
Foram apresentadas 30 comunicações de 15 minutos cada 02 conferencias de 50 minutos cada e 06 minicursos.
Os Minicursos foram os seguintes:
New Concepts in Measure Theory - HEINZ KÖNIG - Universität der Saarlandes - Alemanha.
Extrapolation and Commutators of Singular Integrals - CARLOS SEGOVIA - Universidade de Buenos Aires e CONICET - Argentina.
Wavelet Transform : A Local Time - frequency Analysis - SONIA M. GOMES & ELSA CORTINA - IMEC - UNICAMP e Universidade de Buenos Aires / CONICET.
Applications of AIM Theory in Fluids and Magnetohydrodynamics - MARK THOMPSON - UFRS.
Models and Decompositions for Hilbert- Space Operators - CARLOS S. KUBRUSLY - PUC/RJ e LNCC.
Inflação, Hiperinflação e Choques Econômicos: A Matemática por detrás destes Processos - PEDRO NOWOSAD - FFCL - Ribeirão Preto - USP/IMPA- RJ.
As duas Conferencias foram:
Recent Results on Controllability and Stabilization of Distributed Systems - ENRIKE ZUAZUA - Universidad Complutense de Madrid.
Some Approximation Methods for Tricomi Problem - N.A.LARKIN - Novosibirski/UEM.
Como acontece desde o 1SBA, foi editado e distribuido aos participantes, por ocasião do 40SBA, um volume, as Atas do Seminário, com 639 páginas contendo os minicursos e as comunicações. As duas conferencias serão publicadas posteriormente.
Na sexta-feira, 25/11/94, penúltimo dia do Seminário, para comemorar seus 20 anos, realizou-se uma Sessão Solene à qual compareceram o Exmo Sr. Presidente do CNPq, Professor Lindolpho de Carvalho Dias, o Diretor do Desenvolvimento Científico e Tecnológico do CNPq, Professor José Ubyrajara Alves, o Magnífico Reitor da UFRJ, Professor Paulo Alcântara Gomes, o Sr. Vice-Reitor da UFRJ, Professor José Henrique Vilhena de Paiva, o Sr. Sub- Reitor de Ensino para Graduados e Pesquisa-SR2 da UFRJ, Professor Marcus Palatinik, o Sr. Decano do CCMN da UFRJ, Professor Marco Antonio França de Faria , a Sra. Sub-Reitora de Graduação da UFRJ, Professora Neyde Martins Ribeiro e o Sr. Diretor do IM-UFRJ, Professor Milton Reinaldo Flores.
A Comissão Organizadora Local do 40 Seminário Brasileiro de Análise foi formada pelos seguintes professores:
Carlos A. Moura (LNCC- CNPq / Funcene - Ceará)
Luiz Adauto da Justa Medeiros (IM-UFRJ)
Manuel Milla Miranda (IM- UFF)
Neyde Martins Ribeiro (IM- UFRJ)
Nirzy Gonçalves de Andrade (IM-UFRJ) - (Coordenador)

Rio de Janeiro, dezembro de 1994
Nirzy Gonçalves de Andrade
Coordenador do 40 SBA