Como fazer para se engajar numa IC? Nossa sugestão é a de começar se perguntando que tipo de disciplinas tem sentido mais entusiasmo e curiosidade. Respondendo aos seus desejos, sugerimos que combatam a timidez e comecem a procurar conversar com professores do Instituto de Matemática. Alguns professores buscam alunos por iniciativa própria, divulgando seus projetos. Mas, muitos professores que nem estariam considerando a idéia da orientação, podem se interessar a se tornar orientadores. É importante que haja empatia, entrosamento e interesses comuns acadêmicos entre o aluno e orientador, para que o trabalho venha a fluir bem. A IC é boa para o currículo do aluno e um prazer para a maioria dos professores.
Alunos de IC, muitas vezes, podem receber uma bolsa de IC, participar de encontros científicos como a Jornada de Iniciação Científica do IM, concorrer a prêmios (ver em notícias IC-IM), publicar na Iniciação Científica em revista do IM.
Comece a desenvolver sua curiosidade agora! Bata nos gabinete dos professores, ou tire quaisquer dúvidas com o coordenador de IC do IM:
Ademir Pazoto (ademir@im.ufrj.br)