- Álgebra Linear I
- Computação I
- Cálculo Diferencial e Integral I
- Análise Exploratória de Dados
- Seminários em Estatística e Atuária
CÓDIGO: MAC 106 | CRÉDITOS: 3 | CARGA HORÁRIA: 45h TEÓRICA: 30h PRÁTICA: 15h |
PRÉ-REQUISITOS: Não tem | ||
EMENTA: Vetores no R² e no R³, Retas e Planos, Cônicas, Discussão da Equação Geral dasCônicas |
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OBJETIVOS GERAIS: Estudo completo de cálculo vetorial e geometria analítica |
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CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: | ||
UNIDADE I Vetores no R² e no R³:Conceito; Dependência e Independência Linear; Base e Dimensão de Subespaços no R² e no R³; Produto Escalar; Produto Vetorial de Vetores no R³. |
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UNIDADE II Retas e Planos: Retas no R²; Retas e Planos no R³; Distância de Um Ponto a Uma Reta; Distância de Um Ponto a Um Plano; Distância Entre Duas Retas Reversas. |
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UNIDADE III Cônicas: Estudo da Circunferência; Estudo da Parábola; Estudo da Elipse; Estudo da Hipérbole. |
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UNIDADE IV Discussão da Equação Geral das Cônicas: |
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BIBLIOGRAFIA [1] Medeiros, L. A. J., Andrade, N. G. e Wanderley, A. J. M. Álgebra Vetorial e Geometria. Rio de Janeiro: Campus, 1981. [2] Reis, G. e Silva, W. Geometria Analítica, 1996, LTC [3]Steinbruch, A. e Winterle, P. , Geometria Analítica, 1987 -McGraw-Hill [4] Banchoff, T. Linear Algebra through Geometry, 1993, Springer [5] SANTOS, R. J. Matrizes, vetores e geometria analítica. 2012. Disponível em https://www.dropbox.com/s/aa71ogpk8xski1j/gaalt1.pdf?m [6] SANTOS, R. J. Um curso de geometria analítica e álgebra linear. 2012. Disponível em https://www.dropbox.com/s/jj3xq0hjv2z39zp/gaalt0.pdf?m |
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CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO: Provas e trabalhos de acordo com os critérios do CCMN | ||
APLICATIVO(S) SUGERIDO(S): |
CÓDIGO: MAB121 | CRÉDITOS: 4,0 | CARGA HORÁRIA: 60h TEÓRICA: 45h PRÁTICA: 15h |
PRÉ-REQUISITOS: NÃO TEM | ||
EMENTA: Características básicas da organização de um computador. Algoritmos, programação básica e estrutura de um programa. Representação de dados. Estudo detalhado de uma linguagem de programação (PASCAL). Solução de problemas numéricos e não-numéricos por Computadores. |
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OBJETIVOS GERAIS: Capacitar o aluno a implementar e utilizar algoritmos em computador digital utilizando linguagem de alto nível. Identificar os algoritmos necessários para a resolução de problemas específicos. |
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CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: | ||
UNIDADE I Computadores e ambientes de programação: Computadores: Histórico, Hardware, Software, Aplicações típicas; Ambientes de Programação: Sistemas Operacionais, Linguagens de Programação. |
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UNIDADE II Algoritmos e Programação Pascal: Conceitos de algoritmos, fluxogramas, Exemplos de programas Pascal, Estrutura de um programa Pascal. |
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UNIDADE III Variáveis e Expressões: Variáveis, Comandos de Atribuição, Expressões aritméticas, Operadores, Precedência, Funções intrínsecas, comando read-write. |
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UNIDADE IV Expressões Lógicas e Comandos Condicionais: Expressões lógicas, conectores lógicos, precedência, Tipos booleanos, Comandos Condicionais, IF THEN e IF THEN ELSE, Blocos de Comando. |
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UNIDADE V Vetores e Comandos de Repetição: Comando FOR, Vetores, Declaração de vetores, Manipulação de Elementos. |
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UNIDADE VI Matrizes: uso de array, declaração de arrays, Manipulação de elementos, Tipos definidos pelo usuário. |
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UNIDADE VII Comandos de Repetição: Comando while, comando repeat. |
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UNIDADE VIII Manipulação de Caracteres: Tipo char, Entrada e saída de caracteres, funções EOF e EOLN. |
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UNIDADE IX Declaração e uso de Funções: Conceituação, Passagem de parâmetros, Escopo de variáveis. |
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UNIDADE X Declaração e uso de Procedimentos: Conceituação, Passagem de parâmetros, Escopo de variáveis. |
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BIBLIOGRAFIA [1] Dorn, William S. e Mc Cracken, Daniel D.; Cálculo Numérico com Estudos de Casos em Fortran IV, 1978. [2] Ruggiero, Márcia A. Gomes e Lopes, Vera Lucia Rocha; Cálculo Numérico, Aspectos Teóricos e Computacional, 2008. [3] Stark ,Peter A.; Introdução aos Métodos Numéricos. Interciência, 1984. [4] Burden, Richard L. e Faires, J. Douglas: Análise Numérica, 9. Edição, 2008. [5] Burian, Reinaldo [et. al]. Cálculo numérico . — Rio de Janeiro : LTC, 2007. [6] Santos, Vitoriano R. de B. Curso de cálculo numerico. — 4. ed. — Rio de Janeiro : Livros Técnicos e Ciéntificos, c1982. [7]Franco, Neide B. Cálculo numérico — São Paulo : Pearson, 2007. |
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CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO: Provas e trabalhos, respeitando o critério do CCMN. | ||
APLICATIVO(S) NECESSÁRIO(S): |
CÓDIGO: MAC 118 | CRÉDITOS: 6,0 | CARGA HORÁRIA: 90h TEÓRICA: 60h PRÁTICA: 30h |
PRÉ-REQUISITOS: não tem | ||
EMENTA: Seqüências Numéricas; Limites; Continuidade; Cálculo e Aplicação das Derivadas; A Integral Definida; Técnicas de Integração: Logaritmo e Exponencial; Aplicações de integrais definidas; Integral Imprópria. |
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OBJETIVOS GERAIS: Capacitar o aluno a usar os conceitos de derivadas e de integral de função de uma variável na resolução de problemas. |
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CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: | ||
UNIDADE I – Limites: Definição de Limites; Teoremas sobre Limites; Limites Unilaterais;Limites no Infinito; Limites Infinitos; Assíntotas Horizontais e Verticais |
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UNIDADE II – Continuidade: Definição de Continuidade; Teorema sobre Continuidade: Soma, Diferença, Produto, Quociente, Composta e o Teorema do Valor Intermediário; |
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UNIDADE III – A Derivada: Reta tangente ao Gráfico da Função; Definição de Derivada; Relação existente entreDiferenciabilidade e Continuidade |
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UNIDADE IV- Cálculo das Derivadas: Derivadas de somas, Diferenças, Produtos e Quocientes; Derivadas das Funções Trigonométricas; Derivadas de funções Compostas (Regra da Cadeia); Diferenciação Implícita; Derivada da Função Potência para Expoentes Racionais; Derivadas de Ordem Superior. |
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UNIDADE V – Aplicações da Derivada: Taxas Relacionadas; Valores Máximos e Mínimos de uma Função (Absoluto e Relativo); Teorema de Rolle e o Teorema do Valor Médio; Regra de L’Hospital; Funções Crescentes e Decrescentes e o Teste da Derivada Primeira; Teste da Derivada Segunda p/Máximos e Mínimos Relativos; Problemas de Máximos e Mínimos; Concavidade e Ponto de Inflexão; Esboço de Gráficos. |
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UNIDADE VI- Integral Definida: Definição de Integral (Soma de Riemann); Propriedades da Integral Definida; Teorema do valor Médio para Integrais; Teorema Fundamental do Cálculo. |
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UNIDADE VII – Aplicações da Integral Definida: Áreas; Volume de Sólido de Revolução. |
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UNIDADE VIII- Função Inversa: Teorema da Função Inversa; As Inversas das Funções Trigonométricas e suas Derivadas; FunçõesLogarítmicas e Exponencial; Derivada de Função Potência com Expoente Real. |
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UNIDADE IX- Técnicas de Integração: Integração por Partes; Integração por Substituição Soluções Trigonométricas; Integração por Fração Parcial |
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UNIDADE X- Integral Imprópria. | ||
BIBLIOGRAFIA [1] LEITHOLD, Louis. O Cálculo com Geometria Analítica. 3.ed. Harbra, 2002. vol. 1. [2] SANTOS, Angela Rocha dos; BIANCHINI, Waldecir. Aprendendo Cálculo com Maple: Cálculo de Uma Variável. 1.ed. Rio de Janeiro: LTC, 2002 [3] STEWART, James. Cálculo. 7.ed. Editora Cengage Learning, 2014 vol. 1. [4] Anton, Howard; Bivens. Iri e Davis, Stephen – Cálculo, Vol. I – oitava edição – Editora Harbra [5] Apostol, Tom M. – Calculus, Vol. 1: One variable Calculus with an introduction to linear algebra – segunda edição, 1967 – Ed. Wiley. [6] Simmons, George Finlay, Cálculo com geometria analítica. — São Paulo : Makron Books do Brasil, c1988. [7] Cabral, M. – Curso de Cálculo de uma variável, 3. Edição, 2013. Disponível em http://146.164.4.17/~mcabral/textos/cursoCalculoI-livro.pdf |
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CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO: Provas e trabalhos de acordo com os critérios do CCMN | ||
APLICATIVO(S) SUGERIDO(S): MAPLE |
CÓDIGO: MAD114 | CRÉDITOS: 4 | CARGA HORÁRIA: 60h TEÓRICA: 45h PRÁTICA: 15h |
PRÉ-REQUISITOS: NÃO HÁ | ||
EMENTA: Análise de dados univariados, comparação de duas ou mais amostras univariadas, análise de dados bivariados, suavização, análise de tabelas de dupla entrada. |
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OBJETIVOS GERAIS: Habilitar o aluno a realizar análises exploratórias de dados de diversos tipos e complexidades por meio de gráficos e medidas-resumo com o auxílio de pacotes estatísticos e planilhas de cálculo. |
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CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: | ||
UNIDADE I Introdução ao R. Introdução à Análise Exploratória de dados. Tipos de Dados |
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UNIDADE II Variáveis Qualitativas. Classificação. Distribuições de freqüências. Gráficos de barra e de área. Ferramentas do R para esse tipo de variável: barplot, pie, table, etc. |
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UNIDADE III Variáveis Quantitativas: Medidas Resumo. Classificação. Distribuições de freqüências: a freqüência acumulada. Medidas Sumário: Média, moda, mediana e quantis. Medidas de dispersão: amplitude amostral, amplitude interquartílica, desvio-médio, variância e desvio-padrão. Coeficiente de Variação. Ferramentas do R: mean, var, sd, median, quantile, IQR, range, etc. |
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UNIDADE IV Variáveis Quantitativas: Gráficos. Ramo-e-Folhas (stem). Histograma (hist). Esquema dos 5 números (fivenum, summary). Diagrama de Caixa (boxplot). Exemplos usando oR. |
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UNIDADE V Análise bivariada – Duas variáveis quantitativas. Diagrama de dispersão (plot). 2Correlação (cor). Interpretação da correlação. Correlação espúria. Reta de Mínimos quadrados. (lm). Outros critérios de ajuste da reta . |
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UNIDADE VI Análise bivariada – Duas variáveis Qualitativas. Tabelas de Contingência. Hipótese de Independência. O Qui-quadrado. Exemplos de aplicação usando o R(table, chisq.test). |
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UNIDADE VII Análise bivariada – Uma variável qualitativa e uma quantitativa. Exemplo de situações que levam à análise de variância. Decomposição das somas de quadrados. Definição de uma medida de dependência. Representação gráfica. Exemplos de aplicação usando o R. |
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BIBLIOGRAFIA: [1] Bussab, W. O. e Morettin, P.A. (2013). ESTATÍSTICA BÁSICA. Oitava edição. Editora Saraiva. (Capítulos 1,2,3 e 4). [2] Estatística Básica, a arte de trabalhar com dados”, Pinheiro, Cunha, Ramirez, Gomes, Editora Campus-Elsevier, 2ª edição, 2015 [3] Probabilidade e Estatística: quantificando a incerteza”, Pinheiro, Ramirez, Cunha, Gomes, Editora Campus, 2012 [4] McNeil, R. D. (1977). Interactive Data Analysis. John Wiley [5] Maindonald, J. H. (2008) Using R for Data Analysis and Graphics – Introduction, Code and Commentary. Disponível em https://cran.r-project.org/doc/contrib/usingR.pdf [6] Reis, E.A., Reis, I.A. (2001) Analise Descritiva de Dados: Tabelas e Graficos. Disponível em ftp://ftp.est.ufmg.br/pub/rts/rte0104.pdf [7] Reis, E.A., Reis, I.A. (2002) Analise Descritiva de Dados: Sintese Numerica. Disponível em ftp://ftp.est.ufmg.br/pub/rts/rte0202.pdf |
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CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO: Dois trabalhos e duas provas. | ||
APLICATIVO(S) NECESSÁRIO(S): R e PLANILHAS DE CÁLCULO. |
CÓDIGO: MAD236 | CRÉDITOS: 1 | CARGA HORÁRIA: 30h TEÓRICA: 0h PRÁTICA: 30h |
PRÉ-REQUISITOS: NÃO HÁ. | ||
EMENTA: Trata-se de uma disciplina cujo principal objetivo é apresentar aos alunos as diversas possibilidades de atuação nas áreas de Ciências Atuariais e Estatística. Através de palestras proferidas por profissionais convidados, professores e pesquisadores que atuam nestas áreas os alunos receberam informação útil para apóia-los em sua opção profissional. Serão chamados profissionais de Atuarias que atuam nos ramos vida e não-vida, profissionais de Estatística atuando em áreas tais como Saúde, Finanças, Indústria, bem como professores e pesquisadores de ambas as áreas. Pelo menos um seminário será relacionado ao tema “Meio Ambiente’’ ; pelo menos um, relacionado ao tema “Relações Étnico-Raciais e questões que dizem respeito aos afrodescendentes’’ e pelo menos um, ao tema “Direitos Humanos”, podendo haver conectividade e interseção entre esses temas, em um mesmo seminário. |
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OBJETIVOS GERAIS: Auxiliar o aluno na sua opção por curso profissional. |
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CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO: Cada aluno fará dois relatórios acerca de duas palestras proferidas: um referente à primeira parte das palestras e o outro referente à segunda parte. A avaliação também levará a participação dos alunos nas palestras. A presença é obrigatória. |
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BIBLIOGRAFIA: variável, conforme palestras.APLICATIVO(S) NECESSÁRIO(S): Não há. |